Curso de
Formação de Gestores em Educação Popular
EMENTA
Gestão da
Educação Básica, Gestão Curricular e Gestão Escolar em suas interfaces com a
Educação Popular: Educação de Jovens e Adultos, Educação e Movimentos
Sociais, Direitos Humanos, Relações de Gênero, Avaliação, Educação Popular em
Saúde, Educação e Tecnologias e Arte-Educação.
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Programação: MÓDULO III – EDUCAÇÃO POPULAR E GESTÃO ESCOLAR 09/06/2020 Mesa redonda “Educação Popular em Saúde no contexto escolar”; Ministrante: · Lindemberg Medeiros de Araújo; ➡️ Indicação de leitura: GOMES, Luciano Bezerra, MERHY, Emerson Elias. Compreendendo
a educação popular em saúde: um estudo na literatura brasileira. vol.27,
n.1, pp.7-18, 2011. Disponível em:<https://www.scielo.br/pdf/csp/v27n1/02.pdf>.
Acesso em: 07 de jun. de 2020.
02/06/2020 Videocoferência sobre a
Base Nacional Comum Curricular;
Ministrante:
·
Vinícius Varella
Ferreira
➡️ Indicação de leitura:
BRASIL. Cap. 4, tópico 4.2. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 29 de maio de 2020.
30/05/2020 Oficina “Avaliação da aprendizagem em tempos de isolamento social”;
Ministrante:
26/05/2020 Mesa redonda “Educação e Direitos Humanos no currículo”;
Ministrantes:
➡️ Indicação de leitura:
➡️ Indicação de leitura:
23/05/2020 Vídeoconferência sobre relações de gênero como política curricular;
Ministrante:
➡️
Indicação de leitura:
LOURO,
Guacira Lopes; NECKEL, Jane. Felipe; GOELLNER, Silvana Vilodre. Corpo,
gênero e sexualidade: um debate contemporâneo na educação. Vozes, p.
191. Petrópolis, 2003.
MÓDULO I - EDUCAÇÃO POPULAR E GESTÃO DA EDUCAÇÃO
BÁSICA
07/03/2020 - OFICINAS "MOVIMENTOS SOCIAIS" OFICINA Ministrante: Gildivan Francisco das Neves ➡️ Indicação de leitura: KITKOSKI, Jaime José. Educação popular e movimentos sociais na América Latina: o desafio da participação cidadã. In: Rev. Educação, v. 42, n.1, jan/abr.2017. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/20447. Acesso em: 06.Mar.202 Diálogo sobre ONGs e Educação Popular: conceitos e definições Profa. Dra. Aline Maria Batista Machado
➡️ Indicação de leitura:
MACHADO, Aline Maria Batista. O processo histórico das ONGs no Brasil: perspectivas e desafios no campo da educação popular. In: IX SEMINÁRIO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS "HISTÓRIA, SOCIEDADE E EDUCAÇÃO NO BRASIL". Universidade Federal da Paraíba - João Pessoa - 31/07 a 03/08/2012 - Anais Eletrônicos - ISBN 978-85-7745-551-5. Disponível em: https://histedbrnovo.fe.unicamp.br/pf-histedbr/seminario/seminario9/PDFs/5.05.pdf. Acesso em: 06.Mar.2020.
· 29/02/2020 - RELATOS DE
EXPERIÊNCIA "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS";
Ministrantes:
·
Relato de experiência na
coordenação pedagógica do PEZP
Tec. Ma. Ruth Helena Fidelis de Sousa Oliveira
➡️
Indicação de leitura:
·
Relato sobre os fóruns de EJA
no Nordeste
Prof. Dr. Eduardo Jorge Lopes da Silva
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Indicação de leitura:
·
Relato experiência sobre a
coordenação do Grupo de Estudos e Pesquisa na Educação de Jovens e Adultos:
políticas, práticas e discursos no cenário brasileiro
Prof. Dr. Erenildo João Carlos
➡️
Indicação de leitura:
Ministrantes:
o A gestão educacional na nova BNCC para formação dos professores:
desafio para os cursos de licenciatura diante da relação gestão democrática e
cidadania.
Prof Dr. Fábio Nascimento Fonseca
➡️
Indicação de leitura:
o O lugar da gestão escolar na construção da cidadania:
problematização sobre o bullying.
Profª Dra. Catarina Carneiro Gonçalves
➡️
Indicação de leitura:
Ministrantes:
o Contribuições
do pensamento de Paulo Freire para a construção de uma perspectiva
democrática de gestão educacional.
Prof. Dr. Marcos Angelus Miranda de
Alcantara
➡️ Indicação de leitura:
o Escolarização
de adolescentes em situação de vulnerabilidade social.
Profª Dra. Quézia Vila Flor Furtado
➡️ Indicação de leitura:
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Com carga
horária de 60h (4 horas semanais) entre 08 de fevereiro e 30 de maio de 2020.
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Os
encontros serão presenciais e irão acontecer na UFPB aos sábados, das 8:00 às
12:00, em formato de palestras, mesas redondas, oficinas e aulas.
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Com
certificado emitido pela Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários –
PRAC/UFPB, o curso é uma oportunidade de formação continuada para
profissionais da Educação Básica, e promove o contato com o ambiente
acadêmico e produções atualizadas do Programa de Pós Graducação em Educação –
PPGE/UFPB.
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Boa tarde!
ResponderExcluirestou encantada com a formação ,muito tem contribuído para a minha realidade profissional e pessoal.
É uma oportunidade rica em novas metodologias para a realidade virtual imposta àos professores pelo momento crítico da pandemia, estou feliz em participar.
ResponderExcluirMuito feliz em participar dessa formação,a qual só fortalece meu conhecimento nesses espaços de luta por uma educação transformadora,emacipatória e democrática.
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