Curso

Curso de Formação de Gestores em Educação Popular
EMENTA

Gestão da Educação Básica, Gestão Curricular e Gestão Escolar em suas interfaces com a Educação Popular: Educação de Jovens e Adultos, Educação e Movimentos Sociais, Direitos Humanos, Relações de Gênero, Avaliação, Educação Popular em Saúde, Educação e Tecnologias e Arte-Educação.





Programação:

MÓDULO III – EDUCAÇÃO POPULAR E GESTÃO ESCOLAR

 

09/06/2020 Mesa redonda “Educação Popular em Saúde no contexto escolar”;

Ministrante:

       ·         Lindemberg Medeiros de Araújo;


️ Indicação de leitura: 

GOMES, Luciano BezerraMERHY, Emerson Elias. Compreendendo a educação popular em saúde: um estudo na literatura brasileira. vol.27, n.1, pp.7-18, 2011. Disponível em:<https://www.scielo.br/pdf/csp/v27n1/02.pdf>. Acesso em: 07 de jun. de 2020. 



MÓDULO II – EDUCAÇÃO POPULAR E GESTÃO CURRICULAR



02/06/2020 Videocoferência sobre a Base Nacional Comum Curricular;

Ministrante:

·                     Vinícius Varella Ferreira

️ Indicação de leitura: 

BRASIL. Cap. 4, tópico 4.2. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 29 de maio de 2020.

30/05/2020 Oficina “Avaliação da aprendizagem em tempos de isolamento social”;

Ministrante:
  • Iranete de Araújo Meira



26/05/2020 Mesa redonda “Educação e Direitos Humanos no currículo”;

Ministrantes:

  • José Leonardo Rolim de Lima Severo
️ Indicação de leitura: 

  • Suelídia Maria Calaça
          ➡️ Indicação de leitura: 



23/05/2020 Vídeoconferência sobre relações de gênero como política curricular;

 Ministrante:
  • Jeane Félix da Silva
️ Indicação de leitura: 



LOURO, Guacira Lopes; NECKEL, Jane. Felipe; GOELLNER, Silvana Vilodre. Corpo, gênero e sexualidade: um debate contemporâneo na educação. Vozes, p. 191. Petrópolis, 2003.


MÓDULO I - EDUCAÇÃO POPULAR E GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

07/03/2020 - OFICINAS "MOVIMENTOS SOCIAIS"

OFICINA 

Ministrante: Gildivan Francisco das Neves


️ Indicação de leitura

KITKOSKI, Jaime José. Educação popular e movimentos sociais na América Latina: o desafio da participação cidadã. In: Rev. Educação, v. 42, n.1, jan/abr.2017. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/20447. Acesso em: 06.Mar.202



Diálogo sobre ONGs e Educação Popular: conceitos e definições

Profa. Dra. Aline Maria Batista Machado


  ️ Indicação de leitura:

MACHADO, Aline Maria Batista. O processo histórico das ONGs no Brasil: perspectivas e desafios no campo da educação popular. In: IX SEMINÁRIO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS "HISTÓRIA, SOCIEDADE E EDUCAÇÃO NO BRASIL". Universidade Federal da Paraíba - João Pessoa - 31/07 a 03/08/2012 - Anais Eletrônicos - ISBN 978-85-7745-551-5. Disponível em: https://histedbrnovo.fe.unicamp.br/pf-histedbr/seminario/seminario9/PDFs/5.05.pdf. Acesso em: 06.Mar.2020.


·         29/02/2020 - RELATOS DE EXPERIÊNCIA "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS";

 Ministrantes: 

·         Relato de experiência na coordenação pedagógica do PEZP

 Tec. Ma. Ruth Helena Fidelis de Sousa Oliveira

  ️ Indicação de leitura:


·         Relato sobre os fóruns de EJA no Nordeste

Prof. Dr. Eduardo Jorge Lopes da Silva

  ️ Indicação de leitura:


·         Relato experiência sobre a coordenação do Grupo de Estudos e Pesquisa na Educação de Jovens e Adultos: políticas, práticas e discursos no cenário brasileiro

Prof. Dr. Erenildo João Carlos

  ️ Indicação de leitura:




  • 15/02/2020 - MESA REDONDA "GESTÃO DEMOCRÁTICA, CIDADANIA E EDUCAÇÃO";   

Ministrantes:

o   A gestão educacional na nova BNCC para formação dos professores: desafio para os cursos de licenciatura diante da relação gestão democrática e cidadania.

Prof Dr. Fábio Nascimento Fonseca

  ️ Indicação de leitura:


o    O  lugar da gestão escolar na construção da cidadania: problematização sobre o bullying.

Profª Dra. Catarina Carneiro Gonçalves
        
  ️ Indicação de leitura:



  • 08/02/2020 - MESA REDONDA "EDUCAÇÃO POPULAR, PAULO FREIRE E EDUCAÇÃO BÁSICA";

Ministrantes: 

o    Contribuições do pensamento de Paulo Freire para a construção de uma perspectiva democrática de gestão educacional.

Prof. Dr. Marcos Angelus Miranda de Alcantara 

️ Indicação de leitura:


o    Escolarização de adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

Profª Dra. Quézia Vila Flor Furtado
  
️ Indicação de leitura:



Com carga horária de 60h (4 horas semanais) entre 08 de fevereiro e 30 de maio de 2020.


Os encontros serão presenciais e irão acontecer na UFPB aos sábados, das 8:00 às 12:00, em formato de palestras, mesas redondas, oficinas e aulas.


Com certificado emitido pela Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários – PRAC/UFPB, o curso é uma oportunidade de formação continuada para profissionais da Educação Básica, e promove o contato com o ambiente acadêmico e produções atualizadas do Programa de Pós Graducação em Educação – PPGE/UFPB.




3 comentários:

  1. Boa tarde!
    estou encantada com a formação ,muito tem contribuído para a minha realidade profissional e pessoal.

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  2. É uma oportunidade rica em novas metodologias para a realidade virtual imposta àos professores pelo momento crítico da pandemia, estou feliz em participar.

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  3. Muito feliz em participar dessa formação,a qual só fortalece meu conhecimento nesses espaços de luta por uma educação transformadora,emacipatória e democrática.

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